As contribuições do brinquedo Upa Upa são mais evidentes do quarto ao sexto subestágio do estágio sensório motor, quando a criança tem de oito aos vinte e quatro meses, porque nessa fase a criança já consegue identificar as várias possibilidades de utilização do brinquedo. O brinquedo é uma nova forma de brincar e impulsiona o bebê a se adaptar fisicamente para brincar sozinha. E quando a criança já tem o desenvolvimento suficiente para brincar sozinha ela exercitará a musculatura das pernas neste brinquedo. Portanto, estimula o aprendizado necessário para andar e também o desenvolvimento do equilíbrio.
Quando se trata do brinquedo que transmite som, a criança pode imitar o som que ouvir, isso contribui para o desenvolvimento da imitação no estágio sensório motor. No aspecto emocional a criança pode criar um vínculo emocional com o brinquedo, fazer a assimilação do brinquedo ao animal real e reforçar o egocentrismo levando em conta que o brinquedo é para ela. Ao brincar corretamente a criança recebe elogios e brinca com outras pessoas do ambiente familiar, por isso o brinquedo funciona como uma forma de interação social.
Por fim, temos a utilização do brinquedo Upa Upa como um balanço. Nesse modelo o brinquedo não é indicado para crianças menores que dois anos, por conta da segurança. A contribuição, além das mesmas do brinquedo em formato convencional, é a experimentação de novas sensações juntamente com o desenvolvimento da confiança.
Referências:
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: McGrawHill-Artmed, 2009.
Fonte imagem:
https://www.papayakids.com.br/produtos/cavalinho-upa-upa-do-tigrao-original-lider-brinquedos-ld0015/
Comentários
Postar um comentário