Pular para o conteúdo principal

Qual deve ser a finalidade da leitura na escola?

  


  

A leitura é uma forma de interação, o leitor age sobre o texto, assim como o texto age sobre o leitor. Muitas vezes, é na escola que uma pessoa tem os primeiros contatos com textos, portanto, o que ela vive na escola influencia sua visão de leitura que será levada durante toda a vida. Devido aos avanços da tecnologia digital e o interesse dos alunos por ela, a escola deve apresentar também textos inseridos nessa cultura, como um texto de um blog.

  Um texto pode desencadear diversas interpretações e não deve existir somente uma interpretação certa, como consideram as cartilhas das escolas. Caso a escola considere somente uma interpretação, pode frustrar um aluno que pensa diferente e acabar bloqueando sua criatividade ou sua relação com a escola e com a leitura. Isso não quer dizer que o professor deve deixar que os alunos tenham ideias equivocadas. A interpretação de um texto depende da visão do mundo que o leitor tem, de suas experiências e depende do que esse leitor esperava do texto antes de ler.

  O aluno deve se sentir livre para expor seu pensamento e sua visão referente a um texto e a leitura deve ser algo prazeroso que desperte o interesse dos alunos, que vai além de encontrar respostas para atividades. Por isso, a prática de ensino de leitura deve ser voltada para uma diversidade de gêneros e uma diversidade de interpretações sobre um texto, porque assim será desenvolvida a criatividade, a cidadania e a visão crítica dos alunos.


Fonte da imagem:

https//www.google.com/amp/s/direcionalescolas.com.br/doacao-de-livros-para-atividades-em-escolas-publicas/amp/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para escrever bem

DICAS PARA ESCREVER BEM 1. Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra repetida diminua o valor do texto em que a palavra se encontre repetida! 2. Fuja ao máx. da utiliz. de abrev., pq elas tb empobrecem qquer. txt ou mensag. que vc. escrev. 3. Remember: Estrangeirismos never! Eles estão out! Já a palavra da língua portuguesa é very nice! Ok? 4. Você nunca deve estar usando o gerúndio! Porque, assim, vai estar deixando o texto desagradável para quem vai estar lendo o que você vai estar escrevendo. Por isso, deve estar prestando atenção, pois, caso contrário, quem vai estar recebendo a mensagem vai estar comentando que esse seu jeito de estar redigindo vai estar irritando todas as pessoas que vão estar lendo! 5. Não apele pra gíria, mano, ainda que pareça tipo assim, legal, da hora, sacou? Então joia. Valeu! 6. Abstraia-se, peremptoriamente, de grafar terminologias vernaculares classiciza...

Teorias da gestão escolar: perspectiva clássica e perspectiva crítica

Teorias da gestão escolar: perspectiva clássica e perspectiva crítica       Este é um parecer crítico sobre as perspectivas da administração escolar abordados no texto As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras (SOUZA, A.R)      A perspectiva clássica apesar de abordar uma visão antiga e a qual eu não concordo, foi importante para o período, pois foi à primeira tentativa de sistematização da gestão escolar. Concordo com Leão no sentido de que o diretor deve ser, antes de tudo, um educador, é necessário que o diretor tenha então uma formação adequada. Mas o erro cometido por esse autor é confundir o diretor com a própria administração, pois o diretor é um agente e não é o único responsável pela administração escolar, mesmo que ele esteja no topo da hierarquia (dentro da instituição escolar, pois sabemos que fora dela existem outros poderes que influenciam).       Então, essa perspectiva clássica já...

Entenda como o brinquedo Upa Upa contribui para o desenvolvimento

    As contribuições do brinquedo Upa Upa são mais evidentes do quarto ao sexto subestágio do estágio sensório motor, quando a criança tem de oito aos vinte e quatro meses, porque nessa fase a criança já consegue identificar as várias possibilidades de utilização do brinquedo. O brinquedo é uma nova forma de brincar e impulsiona o bebê a se adaptar fisicamente para brincar sozinha. E quando a criança já tem o desenvolvimento suficiente para brincar sozinha ela exercitará a musculatura das pernas neste brinquedo. Portanto, estimula o aprendizado necessário para andar e também o desenvolvimento do equilíbrio.   Quando se trata do brinquedo que transmite som, a criança pode imitar o som que ouvir, isso contribui para o desenvolvimento da imitação no estágio sensório motor. No aspecto emocional a criança pode criar um vínculo emocional com o brinquedo, fazer a assimilação do brinquedo ao animal real e reforçar o egocentrismo levando em conta que o brinquedo é para ela. Ao bri...