A leitura é uma forma de interação, o leitor age sobre o texto, assim como o texto age sobre o leitor. Muitas vezes, é na escola que uma pessoa tem os primeiros contatos com textos, portanto, o que ela vive na escola influencia sua visão de leitura que será levada durante toda a vida. Devido aos avanços da tecnologia digital e o interesse dos alunos por ela, a escola deve apresentar também textos inseridos nessa cultura, como um texto de um blog.
Um texto pode desencadear diversas interpretações e não deve existir somente uma interpretação certa, como consideram as cartilhas das escolas. Caso a escola considere somente uma interpretação, pode frustrar um aluno que pensa diferente e acabar bloqueando sua criatividade ou sua relação com a escola e com a leitura. Isso não quer dizer que o professor deve deixar que os alunos tenham ideias equivocadas. A interpretação de um texto depende da visão do mundo que o leitor tem, de suas experiências e depende do que esse leitor esperava do texto antes de ler.
O aluno deve se sentir livre para expor seu pensamento e sua visão referente a um texto e a leitura deve ser algo prazeroso que desperte o interesse dos alunos, que vai além de encontrar respostas para atividades. Por isso, a prática de ensino de leitura deve ser voltada para uma diversidade de gêneros e uma diversidade de interpretações sobre um texto, porque assim será desenvolvida a criatividade, a cidadania e a visão crítica dos alunos.
Fonte da imagem:
https//www.google.com/amp/s/direcionalescolas.com.br/doacao-de-livros-para-atividades-em-escolas-publicas/amp/
Comentários
Postar um comentário