Você já se perguntou o que acontece com os sentidos, as emoções e os comportamentos dos bebês no útero materno? Leia para saber mais.
Na décima semana de gestação o tato começa a se desenvolver, a pele já tem suas conexões nervosas e a maior sensibilidade é na palma das mãos, na planta dos pés e nos órgãos genitais. Isso possibilita que o bebê se sinta, se toque. O segundo sentido a se desenvolver é o paladar e os fetos engolem o líquido amniótico.
O olfato se desenvolve no mesmo período que o paladar, na décima quarta semana as cavidades nasais já estão praticamente formadas e eles são capazes de reconhecer cheiros. Na décima quinta semana pode-se perceber as cavidades auriculares, a audição é um sentido complexo que ajuda o bebê a se relacionar com o mundo, ele reconhece a voz da mãe e até reage ao tom que ela fala. As pálpebras se abrem no sétimo mês da gestação, a visão é o sentido que se desenvolve mais tarde.
Com relação ao comportamento, os bebês se comportam de formas diferentes, dependendo dos estímulos. O bebê já tem personalidade própria, cada um tem um jeito próprio e um comportamento diferente. E os bebês sentem emoções, isso se mostra a partir de ultrassons com suas expressões, por exemplo: o ultrassom que o bebê enruga o rosto, mostra que sente dor. Ou outros em que ele faz expressões de raiva, de frustação ou expressão suave.
A psicanalista Alessandra Piontelli foi a pioneira a estudar o comportamento psíquico do feto. Em um estudo ela percebeu que desde a gestação os gêmeos interagiam, se tocavam. Na medida em que iam se desenvolvendo eles encostavam as mãozinhas, pegavam no rosto, etc.
Foi possível notar que depois que cresciam (com um ou dois anos) eles continuavam com a mesma forma de interagir, se tocavam como era feito no útero. É possível concluir que o bebê sente emoções, tem personalidade e os aprendizados do período da gestação são carregados para o resto da vida, sejam eles bons ou ruins. Por isso, não sabemos quantos comportamentos temos que estão presentes conosco desde a gestação, no caso de um trauma ou choque deve ser tratado com uma interferência específica.
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/738590407611328272/
Comentários
Postar um comentário