Pular para o conteúdo principal

Tecnologias Assistivas


   Tecnologias Assistivas



Na imagem podemos observar alguns exemplos de Tecnologias Assistivas que facilitam o uso do computador.

   A Tecnologia Assistiva (TA) é um conceito amplo, é  composta por equipamentos, serviços, estratégias e práticas. 

  Exemplos de TA: cadeiras de rodas manuais e motorizadas, órteses e próteses, teclados de computador modificados ou alternativos. 

  A Tecnologia Assistiva, portanto, engloba toda tecnologia desenvolvida para dar algum tipo de assistência á pessoas com determinada deficiência. Enquanto pessoas sem deficiência utilizam a tecnologia como meio facilitador de ações cotidianas, para as pessoas com deficiência a Tecnologia Assistiva pode ser o único meio que elas encontram para praticar ações básicas, como se locomover ou usar o computador. 

  O objetivo da TA é a promoção da participação ativa das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na sociedade, assim, elas podem ter autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. 

  Com isso, é importante que o pedagogo conheça as Tecnologias Assistivas, porque há uma diversidade de alunos, com determinadas limitações, que precisam de tecnologia de apoio. A partir do uso da TA na escola essas limitações podem ser superadas.

Referências:

BERSH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 20 mai 2020. 

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009. 

FILHO, Teófilo Alves Galvão. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Apropriação, Demandas e Perspectivas. Salvador: 2009.

ITS BRASIL (Org.), Instituto de Tecnologia Social. Tecnologia Assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. São Paulo: ITS BRASIL, 2008.

Fonte da imagem:
https://institutoitard.com.br/tecnologia-assistiva-o-que-e-e-como-usar-na-escola-sem-saber-informatica/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para escrever bem

DICAS PARA ESCREVER BEM 1. Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra repetida diminua o valor do texto em que a palavra se encontre repetida! 2. Fuja ao máx. da utiliz. de abrev., pq elas tb empobrecem qquer. txt ou mensag. que vc. escrev. 3. Remember: Estrangeirismos never! Eles estão out! Já a palavra da língua portuguesa é very nice! Ok? 4. Você nunca deve estar usando o gerúndio! Porque, assim, vai estar deixando o texto desagradável para quem vai estar lendo o que você vai estar escrevendo. Por isso, deve estar prestando atenção, pois, caso contrário, quem vai estar recebendo a mensagem vai estar comentando que esse seu jeito de estar redigindo vai estar irritando todas as pessoas que vão estar lendo! 5. Não apele pra gíria, mano, ainda que pareça tipo assim, legal, da hora, sacou? Então joia. Valeu! 6. Abstraia-se, peremptoriamente, de grafar terminologias vernaculares classiciza...

Teorias da gestão escolar: perspectiva clássica e perspectiva crítica

Teorias da gestão escolar: perspectiva clássica e perspectiva crítica       Este é um parecer crítico sobre as perspectivas da administração escolar abordados no texto As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras (SOUZA, A.R)      A perspectiva clássica apesar de abordar uma visão antiga e a qual eu não concordo, foi importante para o período, pois foi à primeira tentativa de sistematização da gestão escolar. Concordo com Leão no sentido de que o diretor deve ser, antes de tudo, um educador, é necessário que o diretor tenha então uma formação adequada. Mas o erro cometido por esse autor é confundir o diretor com a própria administração, pois o diretor é um agente e não é o único responsável pela administração escolar, mesmo que ele esteja no topo da hierarquia (dentro da instituição escolar, pois sabemos que fora dela existem outros poderes que influenciam).       Então, essa perspectiva clássica já...

Entenda como o brinquedo Upa Upa contribui para o desenvolvimento

    As contribuições do brinquedo Upa Upa são mais evidentes do quarto ao sexto subestágio do estágio sensório motor, quando a criança tem de oito aos vinte e quatro meses, porque nessa fase a criança já consegue identificar as várias possibilidades de utilização do brinquedo. O brinquedo é uma nova forma de brincar e impulsiona o bebê a se adaptar fisicamente para brincar sozinha. E quando a criança já tem o desenvolvimento suficiente para brincar sozinha ela exercitará a musculatura das pernas neste brinquedo. Portanto, estimula o aprendizado necessário para andar e também o desenvolvimento do equilíbrio.   Quando se trata do brinquedo que transmite som, a criança pode imitar o som que ouvir, isso contribui para o desenvolvimento da imitação no estágio sensório motor. No aspecto emocional a criança pode criar um vínculo emocional com o brinquedo, fazer a assimilação do brinquedo ao animal real e reforçar o egocentrismo levando em conta que o brinquedo é para ela. Ao bri...