Tecnologias Assistivas
A Tecnologia Assistiva (TA) é um conceito amplo, é composta por equipamentos, serviços, estratégias e práticas.
Exemplos de TA: cadeiras de rodas manuais e motorizadas, órteses e próteses, teclados de computador modificados ou alternativos.
A Tecnologia Assistiva, portanto, engloba toda tecnologia desenvolvida para dar algum tipo de assistência á pessoas com determinada deficiência. Enquanto pessoas sem deficiência utilizam a tecnologia como meio facilitador de ações cotidianas, para as pessoas com deficiência a Tecnologia Assistiva pode ser o único meio que elas encontram para praticar ações básicas, como se locomover ou usar o computador.
O objetivo da TA é a promoção da participação ativa das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na sociedade, assim, elas podem ter autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Com isso, é importante que o pedagogo conheça as Tecnologias Assistivas, porque há uma diversidade de alunos, com determinadas limitações, que precisam de tecnologia de apoio. A partir do uso da TA na escola essas limitações podem ser superadas.
Referências:
BERSH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 20 mai 2020.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009.
FILHO, Teófilo Alves Galvão. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Apropriação, Demandas e Perspectivas. Salvador: 2009.
ITS BRASIL (Org.), Instituto de Tecnologia Social. Tecnologia Assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. São Paulo: ITS BRASIL, 2008.
Comentários
Postar um comentário