Pular para o conteúdo principal

A escola atual é conservadora?


Imagem ilustrativa. Fonte: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/358/gerir-a-escola-como-empresa


A escola atual é conservadora?
A administração escolar atual é SIM conservadora porque ela é submetida ao sistema capitalista. Isto mostra-se quando percebemos que as empresas capitalistas e as escolas possuem semelhanças. A escola deveria ser espaço criativo, perspectivo e humanizado, mas torna-se uma rotina em que os alunos, muitas vezes, não sentem vontade de participar.
 Vamos agora tentar observar se a semelhança entre escola e empresa é real e se os trabalhadores e os estudantes estão submetidos as mesmas burocracias. A escola possui uma chamada em que o aluno responde e na empresa os trabalhadores precisam bater o ponto. Este é um ponto comum porque tanto os alunos da escola, quanto os empregados da empresa, precisam comprovar sua presença e saem prejudicados quando faltam. Na empresa é negado ao trabalhador qualquer manifestação criativa ou participação. Isto pode acontecer na escola quando os métodos são mecânicos e apostilados, os alunos só precisam preencher os exercícios sem criar ou refletir sobre o conteúdo. Existem muitos outros aspectos comuns que não serão tratados aqui.
É preocupante essa associação da escola com a empresa. A administração da empresa trata de fabricar objetos e a escola trabalha diretamente com humanos (os alunos) que não devem ser comparados a coisas. Os estudantes devem receber um tratamento especial diferente do que os elementos materiais da empresa recebem. Seria uma educação mais apropriada se o cotidiano e a cultura fossem considerados no momento do planejamento de aulas. Assim, os alunos iam associar o conteúdo com a vida e a aula seria interessante para eles. Estes problemas apresentados aqui não são para culpar os professores, diretores e muito menos os alunos, pois estes estão submetidos ao sistema. São problemas característicos do sistema capitalista, no qual uma camada social domina/ explora e as outras classes ficam submetidas a essa, sem poder “escapar”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para escrever bem

DICAS PARA ESCREVER BEM 1. Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra repetida diminua o valor do texto em que a palavra se encontre repetida! 2. Fuja ao máx. da utiliz. de abrev., pq elas tb empobrecem qquer. txt ou mensag. que vc. escrev. 3. Remember: Estrangeirismos never! Eles estão out! Já a palavra da língua portuguesa é very nice! Ok? 4. Você nunca deve estar usando o gerúndio! Porque, assim, vai estar deixando o texto desagradável para quem vai estar lendo o que você vai estar escrevendo. Por isso, deve estar prestando atenção, pois, caso contrário, quem vai estar recebendo a mensagem vai estar comentando que esse seu jeito de estar redigindo vai estar irritando todas as pessoas que vão estar lendo! 5. Não apele pra gíria, mano, ainda que pareça tipo assim, legal, da hora, sacou? Então joia. Valeu! 6. Abstraia-se, peremptoriamente, de grafar terminologias vernaculares classiciza...

Teorias da gestão escolar: perspectiva clássica e perspectiva crítica

Teorias da gestão escolar: perspectiva clássica e perspectiva crítica       Este é um parecer crítico sobre as perspectivas da administração escolar abordados no texto As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras (SOUZA, A.R)      A perspectiva clássica apesar de abordar uma visão antiga e a qual eu não concordo, foi importante para o período, pois foi à primeira tentativa de sistematização da gestão escolar. Concordo com Leão no sentido de que o diretor deve ser, antes de tudo, um educador, é necessário que o diretor tenha então uma formação adequada. Mas o erro cometido por esse autor é confundir o diretor com a própria administração, pois o diretor é um agente e não é o único responsável pela administração escolar, mesmo que ele esteja no topo da hierarquia (dentro da instituição escolar, pois sabemos que fora dela existem outros poderes que influenciam).       Então, essa perspectiva clássica já...

Entenda como o brinquedo Upa Upa contribui para o desenvolvimento

    As contribuições do brinquedo Upa Upa são mais evidentes do quarto ao sexto subestágio do estágio sensório motor, quando a criança tem de oito aos vinte e quatro meses, porque nessa fase a criança já consegue identificar as várias possibilidades de utilização do brinquedo. O brinquedo é uma nova forma de brincar e impulsiona o bebê a se adaptar fisicamente para brincar sozinha. E quando a criança já tem o desenvolvimento suficiente para brincar sozinha ela exercitará a musculatura das pernas neste brinquedo. Portanto, estimula o aprendizado necessário para andar e também o desenvolvimento do equilíbrio.   Quando se trata do brinquedo que transmite som, a criança pode imitar o som que ouvir, isso contribui para o desenvolvimento da imitação no estágio sensório motor. No aspecto emocional a criança pode criar um vínculo emocional com o brinquedo, fazer a assimilação do brinquedo ao animal real e reforçar o egocentrismo levando em conta que o brinquedo é para ela. Ao bri...