Com a mudança na sociedade pela criação das tecnologias, existiu também a mudança no trabalho e, consequentemente, na educação. Pois esta passou a ser uma preparação para o trabalho. Com isso, o principal impacto causado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação foi o ensino de técnicas especializadas para utilização da tecnologia no ambiente de trabalho. Com a revolução digital das telecomunicações surgiu a necessidade de compreender os sistemas de informação e utilizá-los.
A educação precisou adaptar-se á mudanças o que resultou em uma formação totalmente voltada para o trabalho. A maioria dos trabalhos necessita do uso das tecnologias e a preferência das empresas é contratar aquele que melhor sabe lidar com os recursos tecnológicos. Parte daí a importância da escola de trazer conhecimentos referentes as tecnologias para seus alunos. Também é fundamental notar que os alunos estão tendo contato com as tecnologias cada vez mais cedo, portanto, a escola deve ter um papel voltado para conscientização, no sentido de mostrar que as tecnologias podem ser alienadoras. Deve demonstrar, por exemplo, que muitas informações disponíveis na Internet são falsas. Portanto, a escola ensina como lidar com os conteúdos da mídia.
A tecnologia da informação e comunicação é um sistema criado para que haja melhoria na comunicação entre uma informação e o receptor dela. Na escola e nas universidades pode ser usada nas secretarias, para facilitar o acesso e a atualização de dados, como consultar o histórico de um aluno. Pode ser usada na sala de aula através de uma apresentação de slides.
Concluindo, a educação para mídia deve desenvolver habilidades de leitura crítica, produção midiática e identificar as verdadeiras intenções que o sistema midiático tem referente á sociedade. É de extrema importância inserir os alunos na cultura participativa das tecnologias, ou seja, não adianta mandar uma tarefa online se a maioria dos alunos não tem acesso a um computador. É bom lembrar também que há uma preocupação dos educadores e dos críticos literários quanto a crianças e jovens que usam as tecnologias de forma ilimitada, sem controle e sem se preocupar com a veracidade das muitas informações que os mesmos têm acesso.
A charge mostra como os jovens estão envolvidos com as tecnologias, pois só prestam atenção na aula se ela envolver ou lembrar um tipo de conteúdo midiático.
Fonte da charge: http://faetecblog.blogspot.com/2011/09/charges-sobre-tecnologia-e-educacao.html
Referências:
FILHO, Athail R. PULINO. Moodle: Um sistema de gerenciamento de cursos.
LEITE, Maria T. Meirelles. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos.
MACIEL, M. R.; RUARO, L. M. Novas tecnologias aplicadas á educação. Guarapuava, 2012.
VERSUTI, Andrea; MIER, Catalina; SANTINELLO, Jamile (orgs). Comunicação, educação e a construção do conhecimento - 2° edição- Aveiro: Ria editorial, 2020.
Comentários
Postar um comentário