Pular para o conteúdo principal

Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

   Com a mudança na sociedade pela criação das tecnologias, existiu também a mudança no trabalho e, consequentemente, na educação. Pois esta passou a ser uma preparação para o trabalho. Com isso, o principal impacto causado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação foi o ensino de técnicas especializadas para utilização da tecnologia no ambiente de trabalho. Com a revolução digital das telecomunicações surgiu a necessidade de compreender os sistemas de informação e utilizá-los.
   A educação precisou adaptar-se á mudanças o que resultou em uma formação totalmente voltada para o trabalho. A maioria dos trabalhos necessita do uso das tecnologias e a preferência das empresas é contratar aquele que melhor sabe lidar com os recursos tecnológicos. Parte daí a importância da escola de trazer conhecimentos referentes as tecnologias para seus alunos. Também é fundamental notar que os alunos estão tendo contato com as tecnologias cada vez mais cedo, portanto, a escola deve ter um papel voltado para conscientização, no sentido de mostrar que as tecnologias podem ser alienadoras. Deve demonstrar, por exemplo, que muitas informações disponíveis na Internet são falsas. Portanto, a escola ensina como lidar com os conteúdos da mídia.
   A tecnologia da informação e comunicação é um sistema criado para que haja melhoria na comunicação entre uma informação e o receptor dela. Na escola e nas universidades pode ser usada nas secretarias, para facilitar o acesso e a atualização de dados, como consultar o histórico de um aluno. Pode ser usada na sala de aula através de uma apresentação de slides.
   Concluindo, a educação para mídia deve desenvolver habilidades de leitura crítica, produção midiática e identificar as verdadeiras intenções que o sistema midiático tem referente á sociedade. É de extrema importância inserir os alunos na cultura participativa das tecnologias, ou seja, não adianta mandar uma tarefa online se a maioria dos alunos não tem acesso a um computador. É bom lembrar também que há uma preocupação dos educadores e dos críticos literários quanto a crianças e jovens que usam as tecnologias de forma ilimitada, sem controle e sem se preocupar com a veracidade das muitas informações que os mesmos têm acesso.
   A charge mostra como os jovens estão envolvidos com as tecnologias, pois só prestam atenção na aula se ela envolver ou lembrar um tipo de conteúdo midiático.

Fonte da charge: http://faetecblog.blogspot.com/2011/09/charges-sobre-tecnologia-e-educacao.html


Referências:
FILHO, Athail R. PULINO. Moodle: Um sistema de gerenciamento de cursos.
LEITE, Maria T. Meirelles. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos.
MACIEL, M. R.; RUARO, L. M. Novas tecnologias aplicadas á educação. Guarapuava, 2012.    
VERSUTI, Andrea; MIER, Catalina; SANTINELLO, Jamile (orgs). Comunicação, educação e a construção do conhecimento - 2° edição- Aveiro: Ria editorial, 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para escrever bem

DICAS PARA ESCREVER BEM 1. Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra repetida diminua o valor do texto em que a palavra se encontre repetida! 2. Fuja ao máx. da utiliz. de abrev., pq elas tb empobrecem qquer. txt ou mensag. que vc. escrev. 3. Remember: Estrangeirismos never! Eles estão out! Já a palavra da língua portuguesa é very nice! Ok? 4. Você nunca deve estar usando o gerúndio! Porque, assim, vai estar deixando o texto desagradável para quem vai estar lendo o que você vai estar escrevendo. Por isso, deve estar prestando atenção, pois, caso contrário, quem vai estar recebendo a mensagem vai estar comentando que esse seu jeito de estar redigindo vai estar irritando todas as pessoas que vão estar lendo! 5. Não apele pra gíria, mano, ainda que pareça tipo assim, legal, da hora, sacou? Então joia. Valeu! 6. Abstraia-se, peremptoriamente, de grafar terminologias vernaculares classiciza...

Teorias da gestão escolar: perspectiva clássica e perspectiva crítica

Teorias da gestão escolar: perspectiva clássica e perspectiva crítica       Este é um parecer crítico sobre as perspectivas da administração escolar abordados no texto As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras (SOUZA, A.R)      A perspectiva clássica apesar de abordar uma visão antiga e a qual eu não concordo, foi importante para o período, pois foi à primeira tentativa de sistematização da gestão escolar. Concordo com Leão no sentido de que o diretor deve ser, antes de tudo, um educador, é necessário que o diretor tenha então uma formação adequada. Mas o erro cometido por esse autor é confundir o diretor com a própria administração, pois o diretor é um agente e não é o único responsável pela administração escolar, mesmo que ele esteja no topo da hierarquia (dentro da instituição escolar, pois sabemos que fora dela existem outros poderes que influenciam).       Então, essa perspectiva clássica já...

Entenda como o brinquedo Upa Upa contribui para o desenvolvimento

    As contribuições do brinquedo Upa Upa são mais evidentes do quarto ao sexto subestágio do estágio sensório motor, quando a criança tem de oito aos vinte e quatro meses, porque nessa fase a criança já consegue identificar as várias possibilidades de utilização do brinquedo. O brinquedo é uma nova forma de brincar e impulsiona o bebê a se adaptar fisicamente para brincar sozinha. E quando a criança já tem o desenvolvimento suficiente para brincar sozinha ela exercitará a musculatura das pernas neste brinquedo. Portanto, estimula o aprendizado necessário para andar e também o desenvolvimento do equilíbrio.   Quando se trata do brinquedo que transmite som, a criança pode imitar o som que ouvir, isso contribui para o desenvolvimento da imitação no estágio sensório motor. No aspecto emocional a criança pode criar um vínculo emocional com o brinquedo, fazer a assimilação do brinquedo ao animal real e reforçar o egocentrismo levando em conta que o brinquedo é para ela. Ao bri...