O presente texto tem como objetivo apresentar argumentos pedagógicos e psicológicos sobre a necessidade da educação na infância e conta também com um posicionamento que o Estado deveria ter em relação as creches.
A educação é uma prática social
humanizadora e é fundamental para que a criança desenvolva aspectos cognitivos
e da personalidade porque quando ela frequenta a escola tem contato com outras
crianças e precisa aprender a interagir com elas, usar a imaginação, preservar
o espaço e os brinquedos etc. A educação é humanizadora porque envolve todas as
dimensões do indivíduo, além de transmitir conhecimento ela deve considerar o
contexto sócio-histórico em que os alunos estão e o educador deve possuir um
olhar sensível aos alunos para atender suas necessidades. Existe um afeto
inconsciente que o aluno cria pelo professor, chamado na Psicologia de
transferência. Se o professor corresponde o afeto, cria uma relação que pode
ser benéfica para aprendizagem do aluno. Com isso, o educador precisa entender
as relações entre ele e seus alunos para facilitar o processo de
ensino-aprendizagem e caso ele não corresponda as expectativas dos alunos, eles
podem criar um bloqueio na aprendizagem. Cada criança chega na educação
infantil com experiências diferentes e níveis diferentes, algumas podem saber
diferenciar as cores ou contar até dez, outras sabem os nomes de diversos
animais. Cabe ao educador identificar e usar os conhecimentos que os alunos já
têm para que consiga avançar os níveis de conhecimento de forma sequencial e eficiente.
Anteriormente o Estado não tinha
responsabilidade com a educação das crianças pequenas e esta era feita por
instituições filantrópicas privadas e religiosas. Mas atualmente o Estado deve
garantir todos os direitos da criança, inclusive o direito à educação. Esta deve
ser uma prioridade porque quando a criança é bem cuidada na primeira infância
ela desenvolve-se melhor. A educação infantil pode evitar que a criança cresça
com alguns traumas que podem e devem ser identificados nas creches. O Estado
tem a responsabilidade de ofertar as crianças de todas as classes sociais a
oportunidade de frequentar uma escola de educação infantil para que o presente
e o futuro das crianças melhorem. Sabe-se que, muitas vezes, a creche é o único
lugar que as mães têm para deixar seus filhos enquanto trabalham, então que
este local não seja somente onde as crianças ficam passando o tempo e sim onde
elas aprendem a conviver, socializar e que as aprendizagens sejam para toda a vida.
A infância é um momento importante na vida dos indivíduos. Portanto, a educação
deve ser gratuita e para todos, independente da classe social, da etnia, das
deficiências, do gênero e da religião, todas as crianças merecem uma educação
inclusiva e de qualidade, cabe ao Estado a garantia da mesma.
Fonte da imagem: https://br.freepik.com/vetores-premium/educacao-infantil_5124056.htm
Comentários
Postar um comentário