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Por que as crianças precisam ir para Educação Infantil?

        

          O presente texto tem como objetivo apresentar argumentos pedagógicos e psicológicos sobre a necessidade da educação na infância e conta também com um posicionamento que o Estado deveria ter em relação as creches. 

    A educação é uma prática social humanizadora e é fundamental para que a criança desenvolva aspectos cognitivos e da personalidade porque quando ela frequenta a escola tem contato com outras crianças e precisa aprender a interagir com elas, usar a imaginação, preservar o espaço e os brinquedos etc. A educação é humanizadora porque envolve todas as dimensões do indivíduo, além de transmitir conhecimento ela deve considerar o contexto sócio-histórico em que os alunos estão e o educador deve possuir um olhar sensível aos alunos para atender suas necessidades. Existe um afeto inconsciente que o aluno cria pelo professor, chamado na Psicologia de transferência. Se o professor corresponde o afeto, cria uma relação que pode ser benéfica para aprendizagem do aluno. Com isso, o educador precisa entender as relações entre ele e seus alunos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e caso ele não corresponda as expectativas dos alunos, eles podem criar um bloqueio na aprendizagem. Cada criança chega na educação infantil com experiências diferentes e níveis diferentes, algumas podem saber diferenciar as cores ou contar até dez, outras sabem os nomes de diversos animais. Cabe ao educador identificar e usar os conhecimentos que os alunos já têm para que consiga avançar os níveis de conhecimento de forma sequencial e eficiente.

    Anteriormente o Estado não tinha responsabilidade com a educação das crianças pequenas e esta era feita por instituições filantrópicas privadas e religiosas. Mas atualmente o Estado deve garantir todos os direitos da criança, inclusive o direito à educação. Esta deve ser uma prioridade porque quando a criança é bem cuidada na primeira infância ela desenvolve-se melhor. A educação infantil pode evitar que a criança cresça com alguns traumas que podem e devem ser identificados nas creches. O Estado tem a responsabilidade de ofertar as crianças de todas as classes sociais a oportunidade de frequentar uma escola de educação infantil para que o presente e o futuro das crianças melhorem. Sabe-se que, muitas vezes, a creche é o único lugar que as mães têm para deixar seus filhos enquanto trabalham, então que este local não seja somente onde as crianças ficam passando o tempo e sim onde elas aprendem a conviver, socializar e que as aprendizagens sejam para toda a vida. A infância é um momento importante na vida dos indivíduos. Portanto, a educação deve ser gratuita e para todos, independente da classe social, da etnia, das deficiências, do gênero e da religião, todas as crianças merecem uma educação inclusiva e de qualidade, cabe ao Estado a garantia da mesma.



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