BIOGRAFIAS DOS PRINCIPAIS AUTORES DA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO:
1) Freud
Sigmund Freud
(1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicólogo austríaco. Foi
considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a
Psicologia Social contemporânea. Seu nome completo era Sigmund Schlomo Freud, nasceu
em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco. Cursou
Medicina.
Sua
contribuição para a educação foi relacionada à natureza sexual dos traumas infantis
causadores das neuroses. Ou seja, dava importância fundamental à infância, pois
dizia que as experiências negativas vividas nesta época poderiam se tornar um
trauma na vida adulta. Ele começou a
delinear a teoria do “Complexo de Édipo”, segundo o qual seria parte da
estrutura mental dos homens o amor físico pela mãe. Em 1900 publica A Interpretação dos Sonhos,
a primeira obra psicanalítica propriamente dita.
Principais
obras:
- Estudo sobre Histeria (1895);
- A interpretação dos sonhos (1899);
- Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905);
- Totem e Tabu (1913);
- O Inconsciente (1915);
- Introdução à Psicanálise (1917);
- Psicologia das Massas e Análise do Ego (1923);
- Psicanálise e Teoria da Libido (1923);
- O Ego e o Id (1923);
- Neurose e Psicose (1924);
- O Futuro de uma ilusão (1927).
2) Erik
Erikson
Erik Erikson (1902-1994)
nasceu em Frankfurt, na Alemanha, e estudou psicologia com Anna Freud (filha de
Sigmund Freud), no Instituto Psicanalítico de Viena. Ele se mudou para os
Estados Unidos e tornou-se um cidadão dos EUA em 1939, onde ensinou em diversas
universidades importantes, incluindo Harvard, Yale e a Universidade da
Califórnia em Berkley. Para a educação contribuiu com uma teoria de estágio
muito parecida com os Estágios do desenvolvimento psicossexual de
Sigmund Freud, mas, em vez de impulsos sexuais, Erikson estava preocupado mais
com os aspectos sociais do desenvolvimento. Ele ficou famoso por cunhar o termo
crise de identidade e estudou o método
Montessori de educação, que incidia sobre o desenvolvimento e estágios sexuais
da criança.
Ele escreveu diversos
trabalhos sobre o desenvolvimento psicossocial do ponto de vista evolutivo, as forças
biológicas que interagem com o processo de desenvolvimento psicológico e social
do indivíduo. De alguma forma, os problemas entre o indivíduo ea sociedade são
registrados na identidade e por sua vez, criar uma nova identidade. Erikson
morreu em maio de 1994.
Principais obras:
·
Crianças
e Sociedade (1950);
·
Identity:
Youth and Crisis (1968);
·
A
verdade de Gandhi (1969);
·
Brinquedos
e razões (1977);
·
Todo o
ciclo de vida (1982);
·
Vital
participação dos mais velhos (1986).
3) Vygotsky
Seu nome é Lev
Semenovich Vygotsky. Nasceu em Orsha, próximo a Mensk, capital de Bielarus,
país da antiga União Soviética, em 17 de novembro de 1896. Grande parte de sua
vida viveu com sua família em Gomel. Estudou medicina, em Moscou e em
kharkov, com o objetivo de “compreender o funcionamento psicológico do homem”,
pois queria trabalhar com problemas neurológicos.
Trabalhou na área da
Pedologia, uma ciência da criança, a qual integra os aspectos biológicos,
psicológicos e antropológicos desta. Considerava essa ciência como sendo básica
do desenvolvimento humano. Vygotsky morreu precocemente, aos 37 anos de idade,
em 11 de junho de 1934.
Principais obras:
·
Construção do Pensamento
e da Linguagem (2011);
·
Desenvolvimento
Psicológico na Infância (1999);
·
Imaginação e Criação na
Infância (2009);
·
Psicologia da Arte (2001);
·
Teoria e Método em
Psicologia (2004).
3) Piaget
Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e importante estudioso da
pedagogia infantil. Revolucionou os conceitos de inteligência e desenvolvimento
cognitivo. Nasceu em Neuchâtel. Ingressou na Universidade de Neuchâtel, onde
estudou Biologia. Em 1918, tornou-se doutor em Biologia.
Jean Piaget descobriu através de avaliações, que as crianças da mesma
faixa etária cometiam os mesmos erros, o que o levou a acreditar que o
pensamento lógico se desenvolvia gradativamente. Começou então, a estudar o
desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças. A metodologia
educacional criada por Jean Piaget passou a servir de modelo para diversas
escolas em grande parte do mundo. Jean Piaget faleceu em Genebra, na Suíça, no
dia 16 de setembro de 1980.
·
A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923);
·
O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924);
·
A representação do mundo na criança (1926);
·
A causalidade física na criança (1927);
·
O julgamento moral na criança (1931);
·
O desenvolvimento das quantidades físicas (1941);
·
A gênese do número (1941);
·
A noção de tempo na criança (1946);
·
A geometria espontânea na criança (1948);
·
A representação do espaço na criança (1948);
·
A gênese das estruturas lógicas elementares (1959);
·
Da lógica da criança à lógica do adolescente (1955).
Por que é importante que um professor estude a Psicologia do Desenvolvimento?
É de extrema importância o estudo da Psicologia do Desenvolvimento pelos educadores para compreensão da fase e das características de seus educandos. Assim, podem observar a aprendizagem, agir de forma ética e fazer encaminhamentos quando necessário. O encaminhamento para um profissional da Psicologia colabora para um diagnóstico e principalmente para que sejam tratados os conflitos ou as dificuldades referentes aquele educando. Sabe-se então que sem um conhecimento mínimo da Psicologia, o professor é incompleto.
Referências:
https://www.todamateria.com.br/sigmund-freud/
https://www.ebiografia.com/jean_piaget/
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