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Recorte sobre autores da PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


BIOGRAFIAS DOS PRINCIPAIS AUTORES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO:

1)      Freud



Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicólogo austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Seu nome completo era Sigmund Schlomo Freud, nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco. Cursou Medicina.
Sua contribuição para a educação foi relacionada à natureza sexual dos traumas infantis causadores das neuroses. Ou seja, dava importância fundamental à infância, pois dizia que as experiências negativas vividas nesta época poderiam se tornar um trauma na vida adulta.  Ele começou a delinear a teoria do “Complexo de Édipo”, segundo o qual seria parte da estrutura mental dos homens o amor físico pela mãe.  Em 1900 publica A Interpretação dos Sonhos, a primeira obra psicanalítica propriamente dita.

Principais obras:
  • Estudo sobre Histeria (1895);
  • A interpretação dos sonhos (1899);
  • Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905);
  • Totem e Tabu (1913);
  • O Inconsciente (1915);
  • Introdução à Psicanálise (1917);
  • Psicologia das Massas e Análise do Ego (1923);
  • Psicanálise e Teoria da Libido (1923);
  • O Ego e o Id (1923);
  • Neurose e Psicose (1924);
  • O Futuro de uma ilusão (1927).
                                  
2)      Erik Erikson
   



Erik Erikson (1902-1994) nasceu em Frankfurt, na Alemanha, e estudou psicologia com Anna Freud (filha de Sigmund Freud), no Instituto Psicanalítico de Viena. Ele se mudou para os Estados Unidos e tornou-se um cidadão dos EUA em 1939, onde ensinou em diversas universidades importantes, incluindo Harvard, Yale e a Universidade da Califórnia em Berkley. Para a educação contribuiu com uma teoria de estágio muito parecida com os Estágios do desenvolvimento psicossexual de Sigmund Freud, mas, em vez de impulsos sexuais, Erikson estava preocupado mais com os aspectos sociais do desenvolvimento. Ele ficou famoso por cunhar o termo crise de identidade e estudou o método Montessori de educação, que incidia sobre o desenvolvimento e estágios sexuais da criança.
Ele escreveu diversos trabalhos sobre o desenvolvimento psicossocial do ponto de vista evolutivo, as forças biológicas que interagem com o processo de desenvolvimento psicológico e social do indivíduo. De alguma forma, os problemas entre o indivíduo ea sociedade são registrados na identidade e por sua vez, criar uma nova identidade. Erikson morreu em maio de 1994.

Principais obras:
·         Crianças e Sociedade (1950);
·         Identity: Youth and Crisis (1968);
·         A verdade de Gandhi (1969);
·         Brinquedos e razões (1977);
·         Todo o ciclo de vida (1982);
·         Vital participação dos mais velhos (1986).


      3) Vygotsky



Seu nome é  Lev Semenovich Vygotsky. Nasceu em Orsha, próximo a Mensk, capital de Bielarus, país da antiga União Soviética, em 17 de novembro de 1896. Grande parte de sua vida viveu com sua família em Gomel. Estudou medicina,  em Moscou e em kharkov, com o objetivo de “compreender o funcionamento psicológico do homem”, pois queria trabalhar com problemas neurológicos.
Trabalhou na área da Pedologia, uma ciência da criança, a qual integra os aspectos biológicos, psicológicos e antropológicos desta. Considerava essa ciência como sendo básica do desenvolvimento humano. Vygotsky morreu precocemente, aos 37 anos de idade, em 11 de junho de 1934.

Principais obras:
·         Construção do Pensamento e da Linguagem (2011);
·         Desenvolvimento Psicológico na Infância (1999);
·         Imaginação e Criação na Infância (2009);
·         Psicologia da Arte (2001);
·         Teoria e Método em Psicologia (2004).

3)      Piaget


     Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e importante estudioso da pedagogia  infantil. Revolucionou os conceitos de inteligência e desenvolvimento cognitivo. Nasceu em Neuchâtel. Ingressou na Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia. Em 1918, tornou-se doutor em Biologia.
     Jean Piaget descobriu através de avaliações, que as crianças da mesma faixa etária cometiam os mesmos erros, o que o levou a acreditar que o pensamento lógico se desenvolvia gradativamente. Começou então, a estudar o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças. A metodologia educacional criada por Jean Piaget passou a servir de modelo para diversas escolas em grande parte do mundo. Jean Piaget faleceu em Genebra, na Suíça, no dia 16 de setembro de 1980.

Principais obras:
·         A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923);
·         O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924);
·         A representação do mundo na criança (1926);
·         A causalidade física na criança (1927);
·         O julgamento moral na criança (1931);
·         O desenvolvimento das quantidades físicas (1941);
·         A gênese do número (1941);
·         A noção de tempo na criança (1946);
·         A geometria espontânea na criança (1948);
·         A representação do espaço na criança (1948);
·         A gênese das estruturas lógicas elementares (1959);
·         Da lógica da criança à lógica do adolescente (1955). 





                     Por que é importante que um professor estude a Psicologia do Desenvolvimento?

    É de extrema importância o estudo da Psicologia do Desenvolvimento pelos educadores para compreensão da fase e das características de seus educandos. Assim, podem observar a aprendizagem, agir de forma ética e fazer encaminhamentos quando necessário. O encaminhamento para um profissional da Psicologia colabora para um diagnóstico e principalmente para que sejam tratados os conflitos ou as dificuldades referentes aquele educando. Sabe-se então que sem um conhecimento mínimo da Psicologia, o professor é incompleto. 



           
Referências:
https://www.todamateria.com.br/sigmund-freud/
https://www.ebiografia.com/jean_piaget/

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